terça-feira, 15 de setembro de 2009

Heihachi tutorial (tradução por Nader)


Tutorial Pixel Art

(escrito por Chaindog, traduzido para espanhol por Ahruon, traduzido para português por Nader)

http://cardgallery.tales-tra.com/tut.htm

1º passo



Começaremos criando a paleta. Olhando imagens, você pode mais ou menos ver
quais cores precisa. E como eu sou tão preguisoço, usarei o típico limite de 16
cores. Tenha em conta que nunca usaremos preto puro (#000000). Há programas e
engines que podem vê-lo como transparente.

Se mais adiante achar que as cores não te convencem, sempre pude mudá-las
enquanto se faz o sprite.

2º passo



Começaremos com o contorno da cabeça. Do lado esquerdo temos a típica cabeça
masculina y à direita temos a feminina. Praticamente a única diferença são os
olhos, mas dependendo do tipo de personagem, pode precisar mais mudanças.

Em quase todos os persongens humanos, estas são as cabeças que uso.

3º passo



Quando tiver escolhido qual usar, o qual deveria levar alguns minutos no pior
dos casos (...) começaremos a detalhá-la. Na maioria dos casos não há muito o
que fazer, já que a cabeça normal vai bem. Por azar, o caso do Heihachi não é
tão simples.

Depois de pintar o interior da cabeça, edite o queixo para que pareça mais
pontiagudo. Depois, amplie um pouco as sobrancelhas, e adicione 2 pixel’s de
cor mais escura junto aos olhos, para que pareça que tenha cara de mau, como o
personagem, em minha opinião.

4º passo



No passo anterior ainda não se parecia muito, não é? Dado que os sprites deste
tamanho raramente se enfocam as expressões na face, quase toda a atenção se
foca no cabelo (nesse caso, no bigode também).

Dado que este personagem é um pouco velho, acentue um pouco a face, fazendo as
sobrancelhas maiores.

5º passo



Agora temos o rosto definido, podemos começar com o corpo. Fiz um rápido esboço
da pose de combate de Heihachi. O mais importante desse passo é ter bem clara a
pose.

Agora muitos se perguntam o que acontece com essas cores berrantes, não é? As
uso para reconhecer mais facilmente as diferentes partes do corpo na hora de
animar. Si usar só um tom, podem surgir alguns problemas.

Mas como não vamos animá-lo nem nada, podemos seguir adiante.

6º passo



Esta parte é um pouco complicada, não sou muito bom com as proporções. Por
sorte não ficou tão ruim. Olhe como adicionei toda a roupa: bracelete, sapatos,
etc.

Também, atenção à roupa que está entre as pernas. À elas coloquei uma cor mais
escura para que se tenha uma sensação de profundidade.

7º passo



Voltando à cabeça, pus a cor mais escura nas bordas do cabelo, e separei o
cabelo das sobrancelhas.

8º passo



Hora de sombrear. Tomei a cor intermediaria entre a pele e o contorno, e comece
a lhe dar profundidade ao rosto e ao cabelo. Também aumentei mais um pixel no
queixo, para que ressaltasse mais.

9º passo



Sem muito o que explicar aqui. Simplesmente adicionei mais brilho para lhe dar
ainda mais profundidade à face e ao cabelo.

10º passo



Vejamos o que temos agora. Está bom eu acho, mas ainda falta muito o que fazer.

Há duas coisas em que me centro nesse tipo de sprite, a cabeça e as mão. Já que
a cabeça já está pronta, comecemos com as mãos.

11º passo



Esta é uma das partes mais complicadas. As mão são muito detalhadas para algo
tão pequeno, me custou três tentativas para parecerem decentes.

A quantidade de dedos não importa, é possível pôr os cinco, mas normalmente se
desenham três e o polegar, o qual é o mais importante já que ao estar separado
dos outros, define muito a mão;

12º passo



Sombrear as mãos pode ser complicado se não sabe o que fazer. Para que pareçam
mais naturais, é necessário saber onde focar a luz, e assim acentuá-la.

Depois, como o rosto, adicione a cor mais brilhante, e já estarão acabadas.
13º passo



Agora passaremos a detalhar o corpo, O peito e os braços são muito simples,
depois que usa a cor de contorno para lhes dar forma.

Para saber fazer adequadamente, não há mais remédio do que saber algo de
anatomia humana. Pessoalmente eu aprendi analisando centenas de sprites da
Capcom. A web de Fighters Generation tem uma quantidade importante de sprites
para estudar.

14º passo



Como fizemos com a cabeça e as mão, vamos sombrear o corpo. Como já disse
antes, é importante conhecer anatomia para saber sombrear os músculos.Uma boa
referencia para um sprite como esse, poderia ser Sagat de Street Fighter.

Continuando, sombrearemos a roupa.

15º passo



Está vendo como estão iluminadas as calças apenas em cima? O foco de luz, como
vem de cima, não ilumina a parte inferior das calças, então se verão com cor
mais escura.

As rugas da roupa também precisam um pouco de aprendizagem, é algo que é
necessário praticar e praticar, mas basicamente as rugas se produzem desde um
ponto de tensão, e daí em diante se criam as rugas.

16º passo



O de sempre, luzes para iluminar a roupa, lembre de respeitar o foco de luz
para que fique coerente. Também atente a como iluminei tudo o que restava: pés,
braceletes...

Quase acabamos, agora os últimos detalhes.

17º passo



Como se vê no desenho de Heihachi, suas calças têm umas estampas na parte de
baixo, também umas pequenas cadeias.

Escolher que detalhes por e quais não por depende de você. A razão pela qual
escolhi desenhar os detalhes da calça e não desenhar a cicatriz no peito é
simples. As calças pareciam realmente simples como estavam, enquanto que o
peito está muito detalhado, e seria sobrecarregá-lo.

18º passo



Pronto! Já temos nosso próprio sprite do velho louco do Heihachi. A razão pela
qual eu botei fundo preto é para se ressaltar a paleta, ao qual fica muito bem.
Obrigado por contribuir Nader ^^

3 comentários:

  1. Muito bom,realmente incrivel,depois vou tentar faser jin

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  2. Bem legal esse blog, Mauricio, vai me ajudar muito nessa coisa de pixel art. Esse tuto eu já tinha visto em espanhol, mas só dei uma lida superficial e depois perdi o site onde achei. Obrigado por trazer pra cá =D

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  3. Que bom que gostaram. ^^
    esse tuto é muito bom, mesmo.

    Ai, se tiverem alguma sugestão de melhor tradução me avisem.

    fiz esse personagem usando esse tuto:
    http://i84.servimg.com/u/f84/12/54/07/30/imagem17.png

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