terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Desenhando uma árvore

Fases da Aula
[1]- Estudo da árvore.
[2]- Fazendo o esboço.
[3]- Fazendo uma texturização das folhas.

1- Estudo da árvore
Bem algumas pessoas costumam desenhar árvores sem nem antes fazer um pequeno estudo não muito aprofundado da dita cuja, antes de desenhar a árvore você deve ter os seguintes conhecimentos: formato da folha; a que altura ela pode chegar; como é o padrão de galhos e qual será o ponto de visão. Em alguns casos que não é possivel ser feita toda essa analize, como o uso de fotos de referencia já da para se ter ao menos uma noção. Bem como eu sou brasileiro e nordestino estou com preguiça de estudar a árvore a fundo vou usar uma referencia mesmo.
Aqui está:
Creditos a maticgolob
(pessoa que desconheço só achei na pesquisa do deviantart)
2- Fazendo o esboço.
A parte no qual eu vou começar a desenhar (eu tava fugindo disso).
Há certas precupações ao fazer o esboço, no esboço serão definidos:  pontos de luz; formato; rapida colorização.
2.1- O esboço.
Já que eu estou fazendo uma árvore para a versão XP  ou superior minha árvore irá usar o tamanho 96x96
bem como podem ver em 2 cores fiz um pequeno esboço já definindo o formato da árvore e onde vai haver folhas.
2.2- Pintura rapida
Após definir o formato e localização das folhas vamos fazer uma rápida pinturajá definindo o ponto de luz. 1° defina sua paleta de cores (não vou explicar como ei de fazer pois  já escrevi sobre isso no meu blog link: http://truepixel.blogspot.com/2009/12/traducao-teoria-das-cores.html )
 Foi definido o ponto de luz (vindo da esquerda para a direita) e a paleta(disponivel para uso).
3- Fazendo uma texturização das folhas.
Essa com certeza é a parte principal já está tudo definido na nossa árvore, mas ainda não se pode perceber as folhas que é o principal, então, vamos ao trabalho.
3.1- Suavisando o rascunho.
Bem, a imagem está "linda" mas ainda está muito rabiscada, faça uma suavisada no tronco para poder vermos melhor o seu formato, para os apressados que equerem suaviar tudo peço que aguardem o proximo passo.
 3.2- Texturização.
Texturização: é fazer com que algo tenha textura ou seja forma igual ou semelhante com a da referencia. Para da um aspecto de que realmente são folhas o topo desses galhos vou fazer um pouco para mostrar do que se trata.
 Como podem ter percebido agora sim já podemos dizer que há folhas na imagem.
Para simular o efeito de folhas eu costumo colocar uma cor de um nivel a menos (tom mais escuro) para fazer o formato da folha.
Se não entenderem é por que é dificil de descrever com palavras. Após  todas essas  partes aqui vai o resultado final.
 O resultado ta meio esquisito mas é só pra passsar a mensagem e o tutorial.
Duvidas?
Por favor poste todas as perrguntas e criticas.
Em relação a erros de portugês e letras triplas vem devido ao meuu teclado e meu péssimo português.

2 comentários:

  1. Duas coisas que esqueci da falar antes:

    *Adorei o tronco *3*
    *Podia ter detalhado a parte de trás das folhas (como começou na penúltima imagem)

    Enfim, tuto mara.

    ResponderExcluir
  2. divino maravilhosas. bjus.

    ResponderExcluir